segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A tal educação

Que desafio o dia a dia quando as criaturinhas já entendem tudinho!
Eles tem vontade própria (e como tem!) que as vezes se manifesta em forma de pedido e outras vezes se manifesta em forma de chilique. Eles também são umas esponjinhas porque estão sempre ligados em tudo e absorvendo tudo, o que nos coloca em saia justa porque eles só copiam o que vêem. - Aqui em casa não falamos palavrão, mas um "que saco!" sai, então a dona Lua quando contrariada... "que saco mamãe!" - então a gente tem que se policiar o tempo todo porque somos exemplos com "e" maiúsculo.
Quando eles enfrentam ou dão uma resposta mal criada eu digo "não fala assim com a tua mamãezinha" e em geral é o suficiente para eles pedirem desculpa e darem um abraço, mas quando estão irritados eu busco o respeito na marra começando na conversa e se necessário terminando no castigo.
Claro que isso tudo é cansativo porque nem sempre todo o processo é rápido e ainda tem aqueles dias que parece que tem uma nuvem preta estacionada em cima de casa e as birras dominam o dia mas a questão é que tem que ficar claro que pai e mãe precisam ser respeitados porque se a gente não estabelecer esses limites agora, depois não segura mais.

3 comentários:

Elaine disse...

oi!estou te seguindo de novo!q bom q sentiu saudades de nos contar sobre esses lindo e fofos!sobre a postagem criança é fogo msmo.Aprende facilmente!mas com seu cuidado eles nao tem o risco de desandar!bju!adorei esse novo cantinho!^^

Unknown disse...

opa! lindo o blog Cris! E as crianças estão enormes, heim??? Lindos!

Olha, me identifiquei totalmente com seu post e aqui o termo "que saco!" é o preferido de JOão, meu caçula, com dois anos e quatro meses. Como aqui a gente também não fala palavrão, ele pega direitinho essas expressões! kkkkk Eu dou risada pra não chorar,kkkk!

bjos querida e obrigada pelo carinho no blog!

Adriana disse...

Oi Cris, que bom que voltou! Estarei te acompanhando por aqui....

Giulia também aprende tudo rapidinho, principalmente o que não deve, mas ela reconhece quando está errada e aqui, atualmente, tem mais pedidos de desculpas "voluntários" do que os de pós castigo, sinal de que estamos andando pelo caminho certo!

beijão.